FORMAÇÃO DA GAFANHA
Leiria, 14 de Abril de 2011
No dia 18.03.11 pelas 09,30, teve lugar no Centro Técnico Profissional da Gafanha, Ílhavo, a mini formação, composta por 16 cunicultores e colaboradores, contando com a presença de dois veterinários, como monitores, que diga-se, muito bons.
Sendo a Cunilex a principal impulsionadora para este acontecimento, com a contribuição não menos activa dos cunicultores, conseguiu desenvolver em parceria com os dois veterinários, André Pinto e Márcio Silva, temas importantes como, maneio, desinfecção e o mais discutido, gestão técnica e económica.
Ao contar com duas actividades deste género, sendo a anterior em Leiria, o objectivo destas formações, é o conhecimento e divulgação de práticas correntes nas explorações, assim como o convívio entre técnicos e profissionais que em muito contribuem para um maior e melhor desenvolvimento do sector.
Os temas apresentados, importantes e necessários a qualquer exploração de coelhos que queira definir os seus padrões de qualidade.
A gestão técnica e económica, tema central e polémica, começou por André Pinto, veterinário, bastante prático e expressivo ao comentar as diferentes estruturas nas construções, a necessidade de haver controlo de fichas nos animais, assim como o acesso a informação periódica, ou mesmo diária a cada actividade, passando pela informação e formação do cunicultor ao participar nestes ou outros eventos.
A parte económica, ao cargo de Márcio Silva, veterinário, focou e muito bem, a necessidade de “fazer contas e “saber fazê-las”.
Captou a atenção dos nossos cunicultores ao apresentar um gráfico bastante pormenorizado de quebras de produção em diversas fases do ciclo produtivo e engorda e como poderão contribuir para menos kg vendidos, assim como um índice de conversão mais alto.
Para finalizar, positivo, de bastante utilidade de ou para os cunicultores, é fundamental continuar estas actividades, sendo suportes de apoio presentes e futuros á profissionalização e divulgação da Cunicultura, como também para pessoas que têm “vício de aprender” e gostam de partilhar ideias.
Muito obrigado aos cunicultores e seus colaboradores presentes. Aos veterinários pela total disponibilidade e atenção, como também um agradecimento ao Centro da Gafanha ao disponibilizarem a sala, assim como os Parabéns ao restaurante onde foi servido o almoço, muito bem apresentado e confeccionado… coelho!
Saudações cunícolas,
Elza Alexandre, cunicultora