fbpx

Em 6 de Novembro de 2009, no Centro de Formação Profissional da Colónia Agrícola na Gafanha da Nazaré em Ílhavo, foi realizada com grande êxito as PRIMEIRAS JORNADAS ASPOC, as quais tiveram início pelas 10h00, uma pausa para almoço onde a direcção da ASPOC organizou um almoço convívio (demonstração gastronómica da carne de coelho) e encerramento pelas 18h00.

Estiveram presentes quase duas centenas de profissionais do sector de Portugal e de Espanha, nomeadamente entidades oficiais, cunicultores, produtores, veterinários e comerciais de empresas do sector.

Foram abordados os seguintes temas: Lançamento da bolsa Ibérica; Captação de fundos Comunitários direccionados à Cunicultura; Promoção de cursos de Formação Profissional; e Profilaxia e Sanidade animal. Os temas apresentados geraram um notável impacto positivo para o sector, cunicultores, produtores, veterinários, matadouros e fábricas de rações.

Em 12 de Novembro de 2010 o sucesso repetiu-se. Ílhavo continuou a ser a cidade escolhida, pela sua localização privilegiada, para a realização das SEGUNDAS JORNADAS ASPOC.

À semelhança do ocorrido nas PRIMEIRAS JORNADAS ASPOC, os profissionais do sector de Portugal e de Espanha, sobretudo entidades oficiais, cunicultores, empresas de rações, matadouros, veterinários e outras empresas ligadas ao sector aderiram ao evento.

No seguimento das Primeiras Jornadas Técnicas, as SEGUNDAS JORNADAS ASPOC abordou temas de interesse técnico e profissional cada vez mais importantes no sector da Cunicultura, tais como: a Gestão e Produção, a Profilaxia e Sanidade, sendo introduzida a novidade do debate em Mesa Redonda.

A mesa redonda foi moderada pelo presidente da ASPOC, Carlos Alexandre, e contou com a presença de várias pessoas de grande importância representativa do sector, nomeadamente: Gaizca Urbina (produção), José Ramos (matadouros), Eduardo Mendonça (comercialização de carne de coelho em hipermercados) e a publicidade foi representada por Natalio Garcia e Paulo Martins.

A mesa redonda obteve um elevado grau de participação de todos presentes o que gerou um impacto muito positivo.

Mais de trinta empresas do sector estiveram presentes neste evento, estas participações foram de grande importância, e uma das razões pelo sucesso que as SEGUNDAS JORNADAS ASPOC alcançaram.

Após a mesa redonda, as SEGUNDAS JORNADAS ASPOC chegaram ao final com a tradicional degustação gastronómica da carne de coelho.

Com o intuito de conquistarmos o envolvimento e participação dos mais jovens, convidamos a Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) a unir esforços connosco para a realização das TERCEIRAS JORNADAS ASPOC / QUINTAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE CUNICULTURA APEZ. Escolhemos a cidade de Vila Real para a realização do evento que teve lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Estas jornadas tiveram início no dia 24 de Novembro de 2011 com um Simpósio Satélite cujo tema, Empreender em Cunicultura, direcionado para os jovens empreendedores, abordou tópicos relacionados com aspetos legislativos, económicos e financeiros.

No dia seguinte contamos com a presença de mais de 250 participantes e o contributo dos maiores especialistas nacionais e internacionais do sector.

A primeira sessão abordou aspectos produtivos focando o bem-estar ambiental e contou com a apresentação do Dr. Divanildo Monteiro (UTAD) sobre a importância da ventilação na cunicultura. A Dra. Ana Cláudia Coelho (UTAD) deu continuidade com a sua apresentação sobre a qualidade da água nas explorações cunícolas. O Dr. Xavier Mora (ASVET Veterinária, Prof. UAB Veterinaria) falou das principais doenças em cunicultura, apresentando também algumas medidas preventivas.

A segunda sessão acolheu as apresentações de Dr. Óscar Cerqueira (APN) que apresentou as qualidades e valor nutricional da carne de coelho, e de Dr. Tomás Rodríguez (Intercun) que abordou a temática da comercialização da carne de coelho exemplificando com o caso espanhol que recorreu a campanhas de marketing para incentivar o consumo da carne de coelho.

Após cada sessão da manhã incentivou-se um breve debate, onde os participantes tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas.

Seguiu-se um almoço de convívio gastronómico no restaurante da UTAD, cuja ementa elegeu a carne de coelho confecionado de várias maneias como prato principal.

A tarde foi dedicada ao tema: O Cunicultor – Produtor e Gestor, seguida de uma sessão de mesa redonda. Convidamos como oradores para a mesa redonda Dr. David Matos (Mazel – fornecedor de alimentos), Sr. Carlos Alexandre (Cunilex – produtor), Dra. Bárbara Silva (Saprogal – técnica) e Dr. Márcio Silva (Nanta – gestor). O debate que seguiu gerou alguma polémica e abordou algumas questões pertinentes do sector.

Estas jornadas tiveram grande êxito devido à grande participação de cunicultores, técnicos e estudantes, numa notável intervenção, quer nos debates a seguir a cada sessão, quer nas questões colocadas aos oradores da mesa redonda.