X JORNADAS DE CUNICULTURA DA ASPOC
II JORNADAS DE CUNICULTURA DA ESA-IPVC

23 e 24 de outubro de 2018

Desde 2009 a ASPOC realiza anualmente as suas Jornadas de Cunicultura, um marco para o sector da cunicultura em Portugal, que têm como principal objetivo a criação de um espaço de debate e de obtenção de conhecimentos sobre a produção de coelhos e toda a sua fileira.

Depois de experimentados vários formatos para as Jornadas, este ano a ASPOC volta ao formato compacto de um só dia, ficando a sessão de pósteres e jantar de degustação da carne de coelho no dia anterior.

LOCAL

Auditório da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima
Rua D. Mendo Afonso, 147, Refóios do Lima, 4990-706 Ponte de Lima.

PROGRAMA

O programa proposto terá como mote a “Cunicultura de Precisão” focando as diferentes áreas que possam potenciar a produtividade e rentabilidade de uma exploração: produtiva, económica, ambiental, sanidade e de responsabilidade social.

Terça-feira, 23 outubro

15h00 Acreditação e entrega de documentação
15h30 Sessão de Boas Vindas
15h45 Sessão I – Apresentação e discussão de pósteres
20h00 Jantar de degustação de carne de coelho

Confecionado pelo Chefe Hélio Loureiro e harmonizado com vinhos da região.
Neste Jantar será celebrada a campanha de promoção da carne de coelho europeia que está a ser implementada pela ASPOC em Portugal e INTERCUN em Espanha. Local: Expolimia

Quarta-feira, 24 outubro

9h00 Acreditação e entrega de documentação

Welcome coffee

10h00 Sessão de Boas Vindas e Abertura das Jornadas
10h30 Campanha de promoção da Carne de Coelho Europeia – Ponto de situação

Paulo ALVES, R.2 comunicação & publicidade

11h30 Palestra: Photographie 2017 sur le portage des coccidies en élevage cunicole, quels leviers d’actions ?

Chantal DAVOUST, Chef de marché LAPIN INZO/ Wisium

13h00 Almoço volante

Local: espaço de exposição

14h30 Sessão II – Comunicações livres

Antecipar procedimentos com base em dados concretos
Cândida Cruz e Inês Lindo, De Heus

Recogida de muestras y su diagnóstico. Casos clínicos reales
Carla Gomes, Exopol

PLC: Estratégias de Precisão
André Carvalho, Nanta

Revolução da pecuária inteligente
Francisca Martins, Diretora Comercial da Farmcontrol, S.A.

16h00 Pausa para café
16h30 Mesa Redonda – Cunicultura de precisão

Debate técnico no formato de mesa redonda, este ano com uma grande interatividade dos presentes no auditório através de jogos.

18h00 Sessão de encerramento

APRESENTAÇÃO DE POSTERS

A comissão organizadora convida os participantes a submeterem, sob a forma de poster, trabalhos desenvolvidos na área da cunicultura.
A apresentação dos posters decorrerá no dia 23 de outubro conforme programa acima apresentado.
Tendo em vista a elaboração do livro de resumos das Jornadas, a distribuir pelos participantes, agradecemos o envio até ao dia 10 de outubro, de um resumo do trabalho a apresentar (1 página A4; margens de 2,5 cm em todo o seu perímetro; letra arial 11; espaço 1,5).
No prazo máximo de 5 dias, a comissão científica comunicará a decisão de aceitação ou não do trabalho. Caso seja aceite, o autor deverá afixar no dia do evento, em local a indicar, um poster impresso (tamanho A1) e entregar no secretariado um ficheiro em formato powerpoint com 4 diapositivos sobre o trabalho (título e autores; objectivos; material e métodos e resultados e conclusões). Esta apresentação será efetuada pelo autor.
Será obrigatório a inscrição de pelo menos um dos autores para a aceitação dos trabalhos.
Qualquer informação poderá ser solicitada para o email: cerqueira@esa.ipvc.pt

COMISSÃO CIÊNTIFICA

Edgar de Santa Rita Vaz

Licenciado em Engenharia Zootécnica, mestre em Produção Animal, pela Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade Técnica de Lisboa. É Professor Adjunto na Escola Superior Agrária de Castelo Branco – Departamento de Ciências da Vida e dos Alimentos, onde leciona disciplinas relacionadas com a fisiologia animal, nutrição animal, produção de aves e coelhos e tecnologia alimentar. Desenvolve atividade de investigação em cunicultura, sobre reprodução.

Jorge Belarmino Ferreira de Oliveira

Licenciado em Engenharia Zootécnica, mestre em Produção Animal e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É Professor Adjunto da Escola Superior Agrária de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, onde é Director do Curso de 1.º Ciclo de Ciência e Tecnologia Animal e leciona disciplinas relacionadas com o melhoramento animal e produção de coelhos e aves. Desenvolve investigação em produção animal e outras áreas das biociências.

José Pedro Pinto de Araújo

Licenciado em Ciências Agrárias-Produção Animal pela Universidade dos Açores, mestre em Tecnologias de Produção Animal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela. É professor adjunto na ESA/IPVC no Grupo Disciplinar de Ciências Agronómicas e Veterinárias, onde leciona disciplinas relacionadas com a produção de monogástricos e de zootecnia. Coordenador da Área Científica das Ciência da Vida e da Terra. Desenvolve a sua atividade de investigação com raças autóctones, no bem-estar animal, qualidade da carne e agricultura biológica.

Luisa Almeida Lima Falcão e Cunha

Licenciada e doutorada em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade Técnica de Lisboa. É Professora Associada com Agregação no Departamento de Produção Animal do ISA, onde leciona disciplinas relacionadas com a nutrição e alimentação animal e produção animal. Desenvolve atividade de investigação sobre a nutrição e alimentação do coelho.

Maria Rosa Rebordão Cordeiro Simões Crisóstomo

Licenciada em Medicina Veterinária, mestre em Produção Animal e doutorada em Ciências Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa. É Professor Adjunto no Departamento de Zootecnia da Escola Superior Agrária de Coimbra, onde lecciona disciplinas relacionadas com anatomia e fisiologia, reprodução e nutrição animal e cunicultura. Desenvolve atividade de investigação em reprodução animal.

Victor Manuel de Carvalho Pinheiro

Licenciado em Engenharia Zootécnica e doutorado em Ciência Animal, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É Professor Auxiliar no Departamento de Zootecnia da UTAD, onde leciona disciplinas relacionadas com a fisiologia animal e produção de coelhos. Desenvolve atividade de investigação em cunicultura, sobre nutrição e alimentação, sistemas alternativos de alojamento e qualidade da carne.

PATROCINADORES

Platina

Ouro

Prata

Outros patrocinadores

APOIOS